Apae Maringá
06/10/2021
Link copiado com sucesso!!!
Este protocolo, elaborado em conformidades com as diretrizes previstas no Decreto Estadual SESA n.860/2021, Resolução SEED n.4.461/2021/2021 e Ofício 044/2021 da Federação das APAES do Estado do Paraná, com as orientações sobre o retorno das atividades escolares nas escolas mantidas pela rede APAE, apresenta os procedimentos a serem realizados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá, mantenedora das Escolas Diogo Zuliani e Reynaldo Rehder Ferreira – Modalidade Educação Especial, para o retorno as atividades escolares referentes ao ano letivo de 2021, a fim de manter as medidas de prevenção e controle da COVID-19.
Este protocolo encontra-se disponível para a comunidade, pais e responsáveis, colaboradores em: http//maringa.apaepr.org.br .
As atividades escolares presenciais, foram retomadas em nossas escolas no dia 23/08/2021; foi organizado o retorno das atividades de forma mista onde os alunos, respeitando uma escala de revezamento, recebem atividades presenciais nos dias estabelecidos para sua presença na escola e também recebem atividades remotas na semana em que permanecem em suas residências. Esta organização se deve a necessidade do ajuste do espaço físico para o atendimento com segurança dos estudantes. Ressaltamos que por enquanto, manteremos o sistema de revezamento das aulas:
- Considerando as morbidades e comorbidades dos nossos estudantes;
- Considerando a dificuldade que alguns estudantes apresentam em usar a máscara ou permanecer o tempo todo de máscara;
- Considerando que o processo de vacinação para o nosso público (alunos com idade 12 anos a 17 anos com comorbidades) ainda se encontra em andamento em nosso Município;
- Considerando que até o momento nossos menores de 12 anos ainda não serão contemplados com a vacina, através do Plano Nacional da Vacina, resolve:
Orientações Gerais:
No decorrer do mês de agosto realizamos reuniões com os familiares e responsáveis dos nossos alunos para orientações relacionadas a retomada das atividades no formato híbrido, colocando aos pais a opção entre o modelo híbrido ou a continuidade do modelo remoto.
Caberá aos pais ou responsáveis a decisão para que seu filho(a) retorne as aulas presenciais, neste caso optando pelo modelo híbrido ou pela continuidade do ensino remoto.
A opção pelo modelo híbrido ocorreu mediante o preenchimento e assinatura do TERMO DE COMPROMISSO DE CUMPRIMENTO DE DIRETRIZES ESTABALECIDAS NO PROTOCOLO DE SEGURANÇA –COVID-19.
Para as famílias que optaram pelo modelo híbrido, dividimos os alunos em 2 turmas (turma A e B), iniciamos com a turma A nos atendimentos presenciais e turma B no remoto, seguido a alternância semanal entre as respectivas turmas.
Reduzimos o número de carteiras nas salas de aulas, respeitando o distanciamento de 1m entre as carteiras, permanecendo dentro das salas apenas o número de carteiras por aluno.
Com relação aos horários de entrada e saída dos nossos alunos, organizamos da seguinte forma:
Na recepção desta entrada, temos 2 profissionais responsáveis por receber, higienizar as mãos, orientar sobre a higienização dos calçados (tapetes sanitizantes), verificar o uso obrigatório das máscaras em nossos alunos e encaminha-los para a sala de aula;
A aferição da temperatura (obrigatório para todos que adentram a nossa instituição), é realizada na portaria (descrita no item X abaixo).
Todos estes pais foram orientados com relação ao horário de entrada e saída dos horários matutinos e vespertinos, para que assim evitem aglomeração na recepção da escola;
A chegada e saída dos ônibus escolares está ocorrendo de forma escalonada, facilitando a nossa organização de recepção na chegada e retorno dos nossos estudantes;
Ressaltando que o acesso de entrada e saída para os estudantes oriundos do transporte escolar é diferente da porta (acesso) de entrada dos demais alunos.
O retorno dos alunos ocorrerá de maneira escalonada, de forma a trabalhar a reintegração às rotinas do ambiente escolar. Os professores e equipes foram orientados a retomada de conteúdos que promovam uma reinserção ás regras e rotinas necessárias para o bom andamento das atividades escolares. Também serão realizados acompanhamentos sistematizados com o apoio dos psicólogos escolares, de maneira a prevenir problemas 3 3 relacionados a comportamentos, e pânicos causados pela pandemia. Quanto as famílias, estas foram convidadas a participar, em pequenos grupos, de reuniões presenciais onde foram apresentadas as regras de retorno, e de forma muito tranquila, foram dirimidas todas as dúvidas.
A organização da retomada dos atendimentos presenciais para esta faixa etária acima, seguirá o mesmo protocolo dos demais usuários da Escola Diogo Zuliani.
Com relação ao horário de entrada e saída da escola, seguiremos o descritivo II deste protocolo.
As orientações relacionadas a prevenção do COVID as famílias seguirão o mesmo protocolo, como descrito no item I deste protocolo.
A organização do espaço, a disponibilização de materiais e brinquedos, ocorrerá conforme descritivo VIII.
Os demais cuidados como uso de bebedouros, banheiro, fraldário, horário de lanche também seguirá o estabelecido nos itens VI e VII.
Com relação as atividades ofertadas nesta modalidade, também seguiremos o protocolo conforme descrito no item III deste protocolo.
Atendendo a resolução 4.461/2021, na qual estabelece através da Resolução SESA n. 860/2021 a oferta da atividade física na forma presencial em conformidade com o disposto acima.
As atividades envolvendo a disciplina de educação física foram orientadas a ocorrer preferencialmente nos espaços das salas de aulas, com reorganização dos planejamentos e planos de trabalho docente. As atividades em ambiente aberto serão realizadas em espaços demarcados obedecendo os critérios de segurança. Serão utilizados somente equipamentos possíveis de lavagem e higienização, que ocorrerá após cada uso.
Com relação a organização do intervalo/ recreio, organizamos da seguinte forma:
As turmas permanecerão em sala de aula, ficando as atendentes responsáveis em buscar o lanche para sua respectiva turma. Os alunos permanecerão em seus lugares (carteiras) durante o lanche, sendo auxiliados e orientados pela professora e atendente da sala. Ao término do lanche, os alunos são auxiliados a fazer uso de uma máscara limpa após a higienização.
Nossas famílias foram orientadas a enviar garrafinhas de água para os nossos estudantes, sendo assim as mesmas de uso individual.
Conforme a demanda as atendentes vão enchendo as garrafinhas de água dos estudantes utilizando os bebedouros da escola. Todas as garrafinhas são higienizadas (exterior) com álcool antes de serem devolvidas aos estudantes;
Com relação ao uso do banheiro, todos são acompanhados pela atendente ou professor de sala para que possa realizar as orientações pertinentes a higienização.
Os alunos, para embarque no transporte escolar, têm sua temperatura aferida e em casos de temperatura superior a 37 graus, os mesmos retornam à residência com seus familiares, não embarcando no transporte. Quanto aos alunos que chegam com os familiares, os mesmos têm sua temperatura aferida na entrada da escola, e caso apresentem temperatura superior a 37 graus também retornam as residências com seus familiares.
Caso seja detectado a febre ou febrícula no ambiente escolar, imediatamente o mesmo será conduzido a uma sala isolada em companhia de uma atendente, aguardando a chegada dos pais e ou responsáveis que serão imediatamente avisados do ocorrido pela nossa equipe, na qual solicitará que os mesmos venham busca-los para leva-los a uma unidade de saúde para avaliação médica.
Para o aluno e a atendente será obrigatório o uso de máscaras descartáveis oferecido pela nossa instituição, além do uso da Face Shield para a nosso colaborador.
Caso a família demore, ou recuse vir busca-lo, ou até mesmo na observação da piora dos sintomas, imediatamente acionaremos o serviço do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).
Atendendo as recomendações dos órgãos sanitários relacionados a higienização, e as orientações da nota orientativa 01/2020 da SESA:
Acordamos que seguiremos a seguinte régua de comunicação, sobre os dados/ informações destas ocorrências citadas neste documento:
Para os demais colaboradores, adotaremos o mesmo controle de informações, porém o controle será realizado junto ao RH.
Para entrada no espaço da instituição os colaboradores (professores e ou funcionários), usuários, visitantes, familiares, responsáveis, fornecedores ou prestadores de serviços, terão suas temperaturas aferidas na portaria da instituição, sendo o procedimento realizado pelo nosso profissional da portaria, na qual foi treinado e orientado sobre a forma correta de realizar o procedimento citado. O modelo de termômetro que estamos usando é o Digital Infravermelho; O profissional citado fará uso de máscara e da face shield.
Para aqueles funcionários que utilizam o refeitório para almoçar, foi organizado uma escala de horários para utilização do espaço do refeitório no horário do almoço, a fim de evitarmos aglomerações;
É obrigatório o registro do ponto na entrada e saída dos funcionários, assim para evitar aglomerações:
Este protocolo foi elaborado, será implementado e acompanhado pela comissão designada conforme registro na ata nº 3 – livro 1.
Equipe de Biossegurança da Apae de Maringá:
Equipe de Brigadista:
Maringá, 04 de outubro de 2021.