Na noite da última quarta-feira (13/03), aconteceu a Cerimônia de Formatura da 9ª Turma de 20 aprendizes da APAE de Maringá em Serviços Operacionais em Supermercado, no Auditório Dom Murilo Krieger nas dependências da PUC Campus Maringá. O projeto tem por objetivo a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, TGD e TDAH no mercado de trabalho. Os participantes deste projeto advêm de alunos das escolas mantidas pela APAE e alunos do ensino regular atendidos nos programas de educação especial. Após realizar o curso profissionalizante ofertado pela APAE de Maringá e vivenciar a experiência na rede de Supermercados, por meio do Contrato de Aprendizagem, assistidos pela equipe de profissionais da APAE, os aprendizes estão aptos a entrar no mercado de trabalho e a concorrer em processos seletivos de qualquer companhia que destine vagas as pessoas com deficiência.
Além de familiares dos formandos, a solenidade contou com as presenças do Prefeito Ulisses Maia, o chefe NRE Maringá Luciano Pereira dos Santos, o Presidente do Inamare Dr. Rubens Mello David, os autos defensores da Apae de Maringá Debora Catonil e Luis Geromino, o vice-presidente e a diretoras das escolas mantidas pela Apae de Maringá, Sr. Nelson Barbosa e a Sra. Cacilda V. Jaloto dos Santos e Sra. Monique M. T. Barbosa que representou a diretora da PUC- campus Maringá a Profª. Dra. Juliana Medeiros que fizeram parte da mesa diretiva.
Eles foram submetidos a um estágio com duração de 17 meses nas lojas dos Supermercados Cidade Canção e Muffato. Com uma jornada de trabalho de 16 horas semanais, os aprendizes exerceram atividades de repositores e empacotadores. Dentre as funções, os jovens deram suporte à área operacional. Bem como ao curso teórico de 08 horas semanais. Na solenidade, a formanda Thais Da Silva Costa, fez a oração e os aprendizes Henrique Vinicius Rui Da Costa e Miguel Martins Vieira Da Silva o agradecimento.
Foi um momento de muita comemoração pelo objetivo alcançado, comemoração entre os pais, jovens e parentes, parceiros, educadores e a APAE de Maringá por oferecer esse suporte aos aprendizes. É uma experiência enriquecedora que nos mostra a cada dia o real valor em participar do desenvolvimento dos nossos aprendizes. Mais do que alguns meses de curso este foi o momento em que passamos pelas vidas destes jovens e temos certeza que no futuro eles estarão semeando estes aprendizados, fazendo a diferença na vida de outros jovens também.
Para Valéria, mãe do aprendiz Bruno, o projeto transformou a vida do jovem. Ele se tornou muito responsável. Não faltou em um dia, nunca se atrasou e vai à empresa sempre muito contente. Para Valdirene, mãe do aprendiz Henrique Vinicius, o projeto colaborou com o crescimento pessoal, pelo amadurecimento e independência.
A Cerimônia foi encerrada com a entrega dos certificados aos formandos, e um coquetel organizado com muito carinho pela APAE de Maringá ao som do grupo musical formado por seus profissionais.