Durante aproximadamente 17 meses jovens, adolescentes com deficiência intelectual e múltipla, TDAH e TGD, participam de inúmeras atividades práticas e teóricas referente ao PROJETO JOVEM APRENDIZ – APRENDIZ EM SERVIÇOS OPERACIONAIS EM SUPERMERCADO. No dia 17 de junho de 2019 tiveram a oportunidade de participar da Palestra no Auditório da PUC campus Maringá sobre Racismo, evento promovido pelo CRESS – Conselho Regional de Serviço Social. As palestrantes Solange Dior de Azevedo e Alexandra Aparecida de Jesus Moreira discorreram sobre a discriminação da mulher negra. O tema central Se corta direitos quem é preta e pobre sente primeiro.
Durante o evento foi argumentado sobre o racismo ainda muito presente e discriminatório em nossa sociedade, sobre cotas, desigualdade, pobreza e a falta de inclusão na sociedade dessa população. O desenvolvimento do ser humano independentemente da raça e cor. Os aprendizes tiveram espaço de reflexão, analise, tirar dúvidas de questionamentos e relatos de experiências discriminatórias. Com certeza puderam agregar conhecimento e desenvolver competências.
A APAE de Maringá Destaca-se por proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para autogestão do seu público, e a Aprendizagem Profissional é um viés que favorece a inclusão e formação de jovens e adolescentes profissionais com deficiência. Juntos somos mais fortes contamos com um parceiro financiador o Instituto AOCP, de um projeto que nos orgulha mundo, o Projeto Jovem Aprendiz.