Dia 1º de Outubro comemora-se o dia Internacional do Idoso, esta data foi instituída em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas), e possui como objetivo sensibilizar a sociedade para questões relacionadas ao envelhecimento. Nesta perspectiva é importante ressaltar, que de acordo com o IBGE, a população brasileira vem passando por uma significativa transformação, caracterizada por alterações em seu regime demográfico e estrutura etária. O Brasil vive um período de acelerado envelhecimento demográfico, resultando em importantes implicações para os indivíduos, família e sociedade.
O segmento populacional dos idosos, possui uma taxa de mais de 4% de crescimento ao ano, segundo dados do IBGE (2010), a população com sessenta anos ou mais de idade em 2000 era de 14,2 milhões de idosos, passando em 2010 para 19,6 milhões, devendo atingir 41,5 milhões no ano de 2030.
Hoje o processo de Longevidade é um assunto amplamente estudado e discutido por vários setores da sociedade. O rápido envelhecimento da população, apresenta profundas implicações, gerando importantes desafios para a sociedade. Entretanto observamos que o processo de longevidade da pessoa com deficiência ainda é pouco debatido.
Sabemos que a combinação destes dois fatores: envelhecimento e deficiência nos revela a grande importância de incentivarmos a discussão e formulação de projetos e políticas públicas que atendam as particularidades desta nova demanda, que a cada dia se torna maior na rede APAE.
Desse modo, conhecendo as necessidades individuais de cada um destes idosos, já usuários da entidade, a APAE de Maringá oferece um Projeto de Apoio ao Envelhecimento. Propomos um modelo de atendimento voltado a prevenção, a promoção do bem-estar físico, emocional, intelectual e social, através de atividades sócio- terapêuticas, que contemple as peculiaridades que o idoso com deficiência apresenta, utilizando recursos específicos das áreas de Fisioterapia, Arteterapia e Musicoterapia.
Os objetivos das atividades desenvolvidas são pautados na qualidade de vida da pessoa idosa, manutenção de sua autonomia, desenvolvimento global, redução no aspecto de vulnerabilidade, riscos sociais, violação dos direitos e atividades culturais e de lazer. O projeto ocorre no contra turno escolar, e as atividades desenvolvidas são organizadas de segunda a sexta feira de forma a estimular o desenvolvimento global destes idosos.
O desafio neste novo cenário é proporcionar ao idoso com deficiência um processo de envelhecimento com qualidade, promovendo a inclusão e a socialização dos mesmos. A Apae Maringá deseja através deste projeto proporcionar uma assistência que atenda as especificidades apresentadas por estes idosos e suas famílias.
Coordenadora do Projeto do Idoso na APAE: Elaine Lopes