JUSTIFICATIVA:
Atualmente, o Município de Maringá, não possui nenhum serviço socioassistencial exclusivo, que atenda a demanda da pessoa idosa com deficiência intelectual e múltipla, assim, levando em consideração que a APAE Maringá já possui a expertise no assunto, pois desenvolve projeto na área, verifica-se a necessidade de transformar o atendimento, em um serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas família, na modalidade “centro dia”. O quadro de dependência e a falta de autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, associado ao processo de envelhecimento, aumenta consideravelmente a sobrecarga do cuidador / familiar, expondo assim esse idoso e seus familiares à vulnerabilidade social. O dia-a-dia do familiar da pessoa idosa com deficiência, demonstra uma sobrecarga excessiva, quando estes cuidados são diários e ininterruptos, que tendem a se intensificar com o passar dos anos devido ao aumento do comprometimento físico e psicológico, tornando mais grave a situação exposta acima. O serviço de apoio ao envelhecimento, conforme Resolução 109, 11 de novembro de 2009 “desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventiva do serviço”.
PÚBLICO ALVO DA AÇÃO/PROJETO:
O público alvo do serviço é caracterizado por idosos com deficiência intelectual e múltipla, diagnosticado precocemente, com faixa etária para atendimento nesse serviço acima de 55 anos de idade, conforme legislação vigente.
CRITÉRIOS DE INSERÇÃO DO PÚBLICO ALVO:
O ingresso depende de avaliação realizado pela entidade, conforme Lei Municipal 10.652, 11 de junho de 2018 e Estatuto Social da APAE.
ABRANGÊNCIA TERRITORIAL
Cidade de Maringá, estado do Paraná.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar a pessoa idosa com deficiência intelectual e múltipla, cuidados e atividades que contribuam para qualidade de vida, redução na sobrecarga do cuidador/ família e redução no aspecto de vulnerabilidade e risco social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Oferecer atividades culturais e de lazer através de oficinas, propiciando descontração e interação social; Proporcionar à pessoa idosa com deficiência intelectual e múltipla, condições necessárias a manutenção e estimulo de suas capacidades nos aspectos intelectual, emocional, físico e social; Promover ao cuidador a redução da sobrecarga decorrente da prestação de cuidados ao longo do tempo, por meio de orientações e suporte ao responsável que incentive a interação das famílias no processo de desenvolvimento dos idosos e identificar as demandas sociais por meio de visitas domiciliares, entre outras.
.
CAPACIDADE DE ATENDIMENTO:
23 idosos com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias.
METAS:
Através dos cuidados e atividades ofertadas pelo serviço, proporcionaremos aos idosos uma qualidade de vida e um processo de envelhecimento mais saudável, minimizando a instalação de comorbidades / comprometimentos que gerariam mais transtornos e dependência. Para tanto nossas metas são: Inserção de 23 idosos no serviço a partir de 55 anos; contribuir com a capacidade funcional e interação social do usuário em 70%; promover a manutenção das habilidades motoras e minimizar riscos de acidentes e quedas em 70%; estimular a participação das famílias frente as atividades desenvolvidas no serviço em 70%.
METODOLOGIA:
O serviço realizar-se-á no período vespertino, das 11h:50min até ás 17h. A partir das 11h30min as cuidadoras já estarão no local de trabalho, onde acontece os atendimentos, para organização das atividades de Centro Dia através do Projeto Viver Bem. No período matutino a maioria desses usuários idosos estão na APAE de Maringá desenvolvendo atividades na área educacional. Então em sua maioria eles ficam o dia todo na APAE, garantindo assim a diminuição da sobrecarga da família/cuidador e o usuário assistido durante todo o dia. Os atendimentos oferecidos nesta atividade são desenvolvidos por um auxiliar de serviços gerais 40 horas semanais, um psicólogo 20 horas semanais, um profissional de artes 16 horas semanais, dois cuidadores de idosos 30h semanais cada e um fisioterapeuta 20h semanais, que através de uma escala promovem atendimentos individuais e em grupo, realizando também orientação aos familiares.