Atendemos na área da saúde semanalmente com profissionais da neurologia e clínica geral (sendo esta voluntária), buscando um acompanhamento quanto ao estado de saúde e uso correto da medicação, dos nossos atendidos. Essas consultas são acompanhadas pelas famílias, sendo que são realizadas mensalmente uma média de 40 consultas com neurologista e 24 com clinico geral. A APAE de Maringá possui o CNES nº 3974308.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA:
Os serviços de saúde ofertados pela instituição estão pautados nas diretrizes do SUS e da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual. São atendimentos na área de neurologia e clinico geral.
OBJETIVO:
Realizar acompanhamento médico a pessoas com deficiência intelectual e múltipla com matricula ativa na APAE de Maringá.
METODOLOGIA UTILIZADA:
Os atendimentos são realizados conforme agendamento e sua duração varia de acordo com a necessidade. Além de um familiar, o paciente também é acompanhado por um psicólogo da instituição.
DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE:
Os atendimentos de neurologia acontecem todas as segundas feiras no período matutino e de clinico geral todas as segundas e quartas feiras no período vespertino. Os agendamentos são realizados através de ligação telefônica, conforme demanda e disponibilidade de horário.
PÚBLICO-ALVO:
Pacientes com deficiência intelectual e múltipla da APAE de Maringá.
FORMA DE ACESSO:
Os pacientes com deficiência intelectual e múltipla chegam a APAE de Maringá través de demanda espontânea, busca ativa ou orientação a família pela equipe da instituição.
NÚMERO DE ATENDIDOS:
São realizadas mensalmente uma média de 40 consultas com neurologista e 24 com clinico geral.
ABRANGÊNCIA TERRITORIAL:
Cidade de Maringá e seus distritos.
SETOR DE FISIOTERAPIA
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA:
Proporcionar atividades fisioterapêuticas que promovam experiência sensório motor (através dos equipamentos da sala de integração sensorial), visando o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) dos nossos usuários e consequentemente contribuindo com o bem-estar e qualidade de vida e desenvolvimento de autonomia e independência na execução de suas Atividades de Vida Diária (AVD´s).
OBJETIVO:
O objetivo é atender o usuário do Projeto, de forma individual, levando em consideração os aspectos físicos, mentais, familiares, escolar e ambiental procurando proporcionar a melhor forma possível de fornecer estímulos para o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) e uma maior integração da PcD em seu meio. Através de técnicas fisioterapêuticas a fisioterapeuta responsável desenvolverá um programa terapêutico que vise o DNPM visando promover a autonomia e independência nas suas Atividades de Vida Diária (AVD´s).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Estimular o desenvolvimento de habilidades necessárias para aquisição de um controle neuromuscular eficiente;
· Estimular as capacidades sensório motora que contribua com o DNPM;
· Estimular as capacidades psicomotoras que contribua para o DNPM;
· Estimular aspectos cognitivos como senso de percepção, atenção e concentração através de atividades compatíveis a realidade da pessoa com deficiência;
· Estimular as capacidades vestíbulo-labirínticas;
· Estimular o desenvolvimento da autonomia e independência da PcD;
· Realizar prescrição de órteses e ou adaptações sempre que necessário visando adequação postural e qualidade de vida;
· Realizar encaminhamentos para uma equipe multidisciplinar sempre que necessário;
· Promover orientações aos pais/ familiares e ou responsáveis sobre cuidados em saúde a PcD;
· Oferecer um suporte aos pais/ familiares relacionados a cuidados e prevenção de comorbidades a PcD;
· Fortalecimento de vínculos entre a profissional do setor juntamente aos familiares, garantindo assim maior apoio e adesão da família as atividades e orientações terapêuticas propostas;
· Evitar a instalação de comprometimentos como encurtamentos musculares, deformidades ósseas etc., que geram mais ADNPM;
· Contribuir com o desenvolvimento escolar do usuário, através da aquisição das habilidades sensoriais e motoras que geram uma melhora na coordenação viso-motora, praxia fina e na atenção e concentração através da adequação postural ou adaptações.
METODOLOGIA UTILIZADA:
Os atendimentos de fisioterapia ocorrem de forma individual, com horário agendado, e duração de 30 a 40 minutos aproximadamente, com intervalos de 10 minutos entre os atendimentos (atendendo o protocolo de biossegurança da instituição);
DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE:
PÚBLICO-ALVO:
Usuários da APAE Maringá, com deficiência intelectual ou múltipla, com indicação de fisioterapia (avaliado pela fisioterapeuta) cujo pais/ responsável assume o compromisso de trazê-los no contra turno escolar aos atendimentos de fisioterapia
FORMA DE ACESSO:
Através de encaminhamento para avaliação da equipe pedagógica, encaminhamentos médicos e busca espontânea da família. Ressaltando que a admissão para os atendimentos de fisioterapia ocorre apenas após a avaliação fisioterapêutica.
NÚMERO DE ATENDIDOS:
16 alunos da Escola Diogo Zuliani, 13 usuários da Escola Reinaldo Rehder e 2 usuárias de Projetos da instituição.
ABRANGÊNCIA TERRITORIAL:
Cidade de Maringá e seus distritos.