JUSTIFICATIVA:
Programa de Integração ao Mundo do Trabalho (Resolução Nº 33, de 28 de novembro de 2011), na APAE de Maringá, realiza atendimentos com a finalidade de viabilizar a promoção do protagonismo, a participação cidadã, a mediação do acesso ao mundo do trabalho e a mobilização social para a construção de estratégias coletivas. Estes atendimentos estão organizados dentro dos Programas de Aprendizagem, Projeto Trabalho Protegido e Projeto Rumo ao Trabalho. A capacitação profissional oportuniza vagas de trabalho com remuneração digna, condição que auxilia na promoção de sua autoestima e autonomia, para seu processo de inclusão e vida em sociedade.
PÚBLICO ALVO DA AÇÃO/PROJETO:
Pessoas com deficiência intelectual e múltipla acima de 14 anos de idade.
CRITÉRIOS DE INSERÇÃO DO PÚBLICO ALVO:
Pessoa com deficiência intelectual e múltipla, Autismo, TGD e TDAH.
ABRANGÊNCIA TERRITORIAL
Cidade de Maringá e região metropolitana.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar ao usuário a formação técnica profissional que lhe habilite a desempenhar as atividades laborais em empresas de variados portes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Propiciar o desenvolvimento das competências para a função de serviços operacionais e administrativos; contribuir para a formação cidadã, abordando temas relacionados a direitos e deveres; incentivar o trabalho em equipe baseando-se em princípios éticos; qualificar quanto a expressão verbal, escrita e o uso da tecnologia da informação.
CAPACIDADE DE ATENDIMENTO:
110 Pessoas com deficiência intelectual.
METAS:
Oportunizar à 90% dos usuários/aprendizes acesso a informações que possam viabilizar oportunidades de trabalho e renda; estimular habilidades, à 60% dos usuários/aprendizes, que possam facilitar o trabalho em equipe; orientar à 90% dos usuários/aprendizes quanto a importância de hábitos que conservem a saúde, o lazer e a segurança.
METODOLOGIA:
Pré Aprendiz: O projeto pré aprendiz prepara o jovem para o ingresso no mercado de trabalho. Ele acontece duas vezes por semana com duração de 2h/aulas com equipe multidisciplinar, pedagogas, psicólogas e coordenação, as aulas são ministradas por instrutores da APAE, cujos temas são voltados para a formação cidadã e melhor preparo para o mercado de trabalho. A equipe multidisciplinar realiza o acompanhamento dos pré-aprendizes, avaliando-os e verificando o perfil de cada um, a fim de encaminhá-los para empresas parceiras tanto na área administrativa quanto a área do comércio (supermercado). A partir dessa contratação o adolescente/jovem passa a participar do projeto Jovem Aprendiz se for de seu interesse.
Jovem aprendiz: O projeto de aprendizagem ocorre quando o jovem, devidamente matriculado na Instituição APAE é contratado como empregado-aprendiz e executa suas atividades através do contrato de aprendizagem. O contrato de aprendizagem proporciona ao jovem formação técnico-profissional, metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Observa-se que Ensino técnico-profissional tem o objetivo de formar concomitantemente o CIDADÃO e o PROFISSIONAL respeitando suas limitações, com olhar social para inclusão o que propicia mais autonomia para o jovem. O projeto acontece através de aulas com atividades teóricas, duas vezes durante a semana e nos demais dias é realizada a prática profissional nas empresas contratantes (de acordo com o Decreto 5.598/2005). A entidade faz também o acompanhamento das aulas teóricas que ocorrem na Faculdade Cidade Verde - UNIFCV. É realizado, pela equipe multidisciplinar o acompanhamento das atividades práticas na empresa e com a família. Para atingir os objetivos propostos a entidade realiza acompanhamento e avaliação, como reuniões com aprendizes, famílias, e contato direto com as empresas sobre o desenvolvimento do aprendiz; encaminhamentos à rede pública de assistência social e de saúde, sempre que necessário, tanto para o aprendiz como para sua família; visitas regulares às empresas contratantes, visitas domiciliares às famílias quando necessário; participação em fóruns, capacitações, etc.
Rumo ao Trabalho: Projeto voltado aos adultos e adolescentes que estão em busca do primeiro emprego e também para aqueles que tiveram uma experiência no mercado de trabalho e estão em busca de novas oportunidades, para que continuem na formação e qualificação profissional teórica são inseridos no projeto rumo ao trabalho para que continuem se aprimorando enquanto aguardam as vagas. Esse projeto é de suma importância para que o jovem continue em desenvolvimento proporcionando autoestima e valorização o que fortalece a sua independência e autonomia. Ela acontece nas quintas feiras com aulas presenciais às 9h com pedagogas da entidade. Desta forma mantemos um banco de dados com candidatos para encaminhamento a empresa.
Trabalho Protegido: O Trabalho Protegido é uma modalidade de trabalho para cumprimento de cota PCD, pelas empresas. O diferencial desta modalidade, é que a empresa realizada o trabalho em um espaço dentro da APAE de Maringá. Esta modalidade se justifica pela possibilidade de inserir no mercado formal de trabalho pessoas com maior necessidade de adaptações para o desenvolvimento laboral. As empresas organizam o espaço, fornecem o instrutor para o desenvolvimento de trabalhos específicos de suas áreas de atuação. Na atividade de trabalho protegido é realizado pela APAE de Maringá, um trabalho incialmente de sondagem de interesse e potencial para o trabalho, bem como orientação às famílias visando à autonomia e independência do usuário. Em seguida, é realizada orientação quanto às documentações necessárias, diretos e deveres. O projeto acontece nas dependências da APAE de Maringá, com turmas no período matutino e vespertino. As atividades laborais são organizadas pelo instrutor que orienta e acompanha o trabalho. Por uma questão de logística, habilidade e aptidão os colaboradores são designados de acordo com as suas habilidades e desempenho. Todos os participantes são contratados em regime CLT, com todos os direitos trabalhistas preservados. A equipe de psicólogos e assistentes sociais da APAE, prestam atendimento continuo as empresas, as famílias e aos trabalhadores.