A APAE de Maringá tem como objetivo prestar atendimento a pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, como também com olhar e trabalho de preparação, formação, capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho. Desenvolve desde 2005, o Projeto Jovem Aprendiz com intuito de preparar e encaminhar pessoas ao mercado de trabalho.
No ano de 2016 a APAE de Maringá, vislumbrando a melhoria do atendimento as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, lança de maneira inovadora o PROJETO PRÉ APRENDIZ, que atenderá além dos alunos das escolas mantidas pela APAE de Maringá o publico oriundo da comunidade e rede social assistencial.
Desta maneira o Programa Pré Aprendiz visa oferecer atendimento psicopedagógico em pequenos grupos para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla com possibilidades de inserção e permanência no mercado de trabalho. Estes grupos serão acompanhados e ministrados por profissionais da pedagogia e psicologia, com o intuito de proporcionar além da estimulação psicopedagógica, mediar questões emocionais, comportamentais e habilidades sociais, sendo estes requisitos básicos para inclusão e permanência futura no mercado de trabalho.
É importante ressaltar que para atuar em todas as áreas humanas faz-se necessária uma preparação, instrução ou formação, dependendo do grau de exigência e complexidade da função a ser desempenhada. Isso significa dizer que o exercício profissional exige dos aprendizes uma educação especifica, adequada ao campo de atuação escolhida. A vivência no trabalho deve assegurar ao jovem trabalhador a construção de um sentido positivo do seu labor e possibilitar o estabelecimento de adequadas relações. Assim, no intuito de encaminhar estes jovens para o projeto Jovem Aprendiz e posteriormente oferecer a possibilidade de inclusão no mercado de trabalho devemos possibilitar uma preparação e acompanhamento.
Diante disto, estaremos disponibilizando para estes alunos a formação técnico-profissional que ampliará as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, tornando ainda mais promissor o futuro destes aprendizes. A aprendizagem é visualizada neste projeto como uma ação de responsabilidade social e um importante fator de promoção da cidadania.
Tem-se como metas:
Identificar alunos e receber encaminhamentos de pessoas com deficiência que possam participar dos grupos psicopedagógicos;
Promover a busca da documentação necessária a qualquer cidadão;
Avaliar e identificar as dificuldades encontradas pelos alunos, elaborando o plano de trabalho a partir das necessidades gerais e individuais de cada um;
Proporcionar trabalho de estimulação com foco psicopedagógico mediando questões pedagógicas e emocionais, comportamentais e habilidades sociais;
Acompanhar o desenvolvimento dos alunos;
Acompanhar e monitorar a permanência e desistência dos alunos no projeto;
Garantir a execução das atividades propostas pelo projeto para melhor atender as demandas dos alunos;
Orientar as famílias e/ou responsáveis para a necessidade da autonomia e intendência, realizando o treino doe ir e vir;
Promover a orientação familiar quando necessário orientando dessa forma o aluno e a família da importância da frequência para posterior encaminhamento no Projeto Jovem Aprendiz e/ou mercado de trabalho formal, informal e protegido;
Analisar as possibilidades de inserção no Projeto Jovem Aprendiz e mercado de trabalho;
Sensibilizar os profissionais da importância de preparação e inclusão das pessoas com deficiência em projetos como Jovem Aprendiz e mundo do trabalho;
Encaminhar, orientar e acompanhar os alunos ingressados no projeto Jovem Aprendiz e mercado de trabalho;
Preparação para futura inserção dos alunos com deficiência intelectual e múltipla no Projeto Jovem Aprendiz, fortalecendo as possibilidades de inserção e permanência dos mesmos no mundo do trabalho.
Coordenadora do Projeto: Carla Beatriz Bernardi Machado