A experiência tem revelado que para as pessoas com deficiência exercer a cidadania através do trabalho é um processo que pode gerar preconceito, medo e insegurança, tanto para os usuários, seus familiares e para os empregadores. Assim, uma das possibilidades para lidar com essas dificuldades é o preparo do usuário para vivenciar e superar essa demanda, com conhecimentos pessoais e sociais que demonstrem suas capacidades de se fazerem presentes criticamente frente à sociedade, construindo novas percepções sobre a inserção das pessoas com necessidades especiais no contexto do trabalho.
A APAE de Maringá, no intuito de promover a inserção da pessoa com deficiência junto à sociedade, visa preparar seus usuários para que possam participar de forma efetiva e crítica na comunidade, tendo a oportunidade de participarem do mercado de trabalho e de suas consequentes vivências. Essa formação consiste no desenvolvimento de questões teóricas e práticas, que são experienciadas dentro da própria instituição, mediante suporte e orientação da equipe de profissionais, com usuários que apresentam potencial para serem incluídos no mundo do trabalho, de modo a desenvolver os recursos necessários à participação plena na vida social, conforme assegurado a todos os cidadãos.
O Projeto HABILIDADES BÁSICAS PARA O TRABALHO tem como objetivo Oportunizar aos usuários subsídios para que desenvolvam recursos cognitivos, emocionais e sociais que os auxilie em seu desenvolvimento e aprimore as habilidades necessárias para melhorarem seu desempenho em casa, na instituição e em outros contextos sociais, visando sua inserção no mercado de trabalho. Também buscamos:
O Público alvo deste projeto são adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla que são usuários dos serviços oferecidos pela APAE e que possuem condições cognitivas e emocionais para adquirirem independência e se inserirem no mundo do trabalho. O processo de seleção dos usuários participantes se dá por interesse do próprio público em participar das discussões e formações compartilhadas pelo grupo, além de convites realizados a aqueles os quais a equipe de profissionais da instituição entende que tem possibilidades de se beneficiar do programa e serem inseridos no mundo do trabalho, estabelecendo-se parcerias junto às famílias para que deem continuidade e oportunidade aos investimentos propostos.
Com este projetos, temos como principal meta estabelecer formação pessoal e profissional plena aos usuários para que estejam aptos a desempenharem a atividade/função que lhes for direcionada e também a participarem de outros contextos sociais, como, por exemplo, a locação no mercado de trabalho e/ou outros contextos externos à instituição que despertem interesse a eles.
Este projeto é executado a partir da delimitação da(s) função(ões) a qual os usuários participantes serão direcionados, feita por meio de uma descrição de cargo. Após, levantados os possíveis nomes de usuários cotados para as vagas de estágio inicia-se a etapa de instrução e capacitação, teórica e também prática, para o desempenho das atividades, buscando dar condições para que as realizem de modo satisfatório. Paralelamente, organiza-se os conteúdos a serem trabalhados em encontros mensais realizados coletivamente, concomitante com a distribuição de funções práticas (estágio) dentro da instituição, de acordo com o perfil dos usuários selecionados. Ou seja, o projeto inclui formações teóricas de 4 horas mensais e o cumprimento de uma carga horária prática na atividade dirigida dentro da instituição, possibilitando que apliquem os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do percurso de estudo, recebendo orientações constantemente.
A participação dos usuários é assegurada através da frequência escolar, assiduidade nas formações mensais proporcionadas pelo projeto e também no cumprimento da carga horária de estágio prevista por escala. As observações feitas pela equipe nos momentos em que os estagiários estão cumprindo a atuação prática servem de referência quanto ao aproveitamento dos treinamentos oferecidos, além de outras atividades e ações programadas para que os usuários coloquem em prática as questões discutidas, orientações recebidas e ampliação da capacidade psíquica e emocional de vivenciarem as situações que circundam a sociedade. O trabalho também inclui acompanhamentos sócio-familiares, escutas e orientações, visando dar melhores e mais adequadas condições para que o usuário se desenvolva, buscando lhes assegurar autonomia e independência.