Objetivo do projeto: Proporcionar à pessoa idosa com deficiência atividades terapêuticas e sociais que contribuam no processo de envelhecimento saudável, através de estímulos necessários para o desenvolvimento e a manutenção de sua autonomia para a realização de suas Atividades de Vida Diária e Locomoção, fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e prevenções de complicações.
Este projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, que trabalha em prol de um único objetivo, ou seja, promover autonomia, inserção social e qualidade de vida ao idoso com deficiência, seus cuidadores e ou familiares. A ação da equipe está sempre pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidado, decorrente à prestação de cuidados.
Objetivo Específico: proporcionar a eles condições de desenvolverem suas capacidades no aspecto intelectual, emocional, físico e social a partir de atividades multidisciplinares; propiciar vivências que valorize o alcance de autonomia e protagonismo social, fortalecendo a integração da pessoa idosa com deficiência e seu ciclo familiar e social, criar espaços de reflexão das famílias em relação a PcD, favorecer o convívio familiar e comunitário desenvolvendo relações de afetividade e sociabilidade, estimular os aspectos cognitivos e senso de percepção para proporcionar atividades compatíveis a realidade da PcD, evitar a instalação de Comorbidades, estimular a independência e a autonomia para execução de suas atividades de vida diária com ou sem uso de adaptações, desenvolver habilidades manuais e controle neuromuscular que ofereça condições para o desenvolvimento e manutenção de suas habilidades motoras, estimular a comunicação, reduzir o aspecto de vulnerabilidade social, realização de visitas e acompanhamento domiciliar, promover a melhoria na autoestima e consequentemente na qualidade de vida da PcD.
Atividades na ATI: incentivar a prática de atividade física:com o intuito de aumentar a capacidade funcional da PcD através da manutenção de sua capacidade motora, evitar a instalação de Comorbidades;
Atendimento de Fisioterapia: estimular o desenvolvimento de novas habilidades necessárias para aquisição de um controle neuromuscular eficiente e estimular as capacidades sensório motora;
Atendimento de Psicologia: promover a melhoria da autoestima e qualidade de vida detectando aspectos de fragilidade e vulnerabilidade, proporcionando suporte emocional e o desenvolvimento dos processos cognitivos.
Reunião de Pais e Responsáveis: com a finalidade de promover um intercâmbio entre os familiares, fortalecimento dos vínculos familiares, criar espaços de reflexão sobre o papel da família, promover e apoiar o sistema familiar e o desenvolvimento adaptativo e resiliência, derrubar barreiras atitudinais reforçando a dignidade da pessoa humana;
Atividades em Grupo multidisciplinar: atividade de estimulação sensorial dos sentidos, com o objetivo de estimular as capacidades sensoriais, promover novas vivências e estimular os aspectos cognitivos e senso de percepção.
Atividades culinárias: estimular o treino de Atividades de Vida Autônoma e Social (AVAS) desenvolvendo habilidades para atividades cotidianas, promovendo autonomia, segurança, valorização das capacidades individuais.
Fotos da festa de aniversário: os usuários participaram do planejamento e execução da festa de aniversário coletiva para os usuários que fazem aniversário no primeiro semestre. Confecção dos convites e da decoração: treino de coordenação motora fina através da pintura (convites) e dobradura (decoração). Entrega dos convites aos funcionários da instituição: treino de habilidades sociais. Preparação dos alimentos: treino de AVAS de cozinha, treino de habilidades motoras, estimulação de memória, sequenciação, noção de quantidades. Recepção dos convidados: treino de habilidades de sociais.