Os anos de experiência da APAE de Maringá em lidar com a deficiência intelectual, bem como com os familiares dos usuários, indicam a necessidade e importância de oferecer as famílias, desde o primeiro momento da confirmação diagnóstica e durante todo o desenvolvimento do membro familiar, apoio, orientação e acompanhamento frente as diversas peculiaridades que caracterizam cada fase da vida. Paralelamente, outras dificuldades de organização da vida dessas famílias podem interferir e dificultar o percurso de vida de cada uma delas. Por isso, receber o acolhimento e se desfrutar dessas orientações podem ser vias fundamentais para manutenção da saúde mental dos pais/cuidadores e garantia da qualidade de vida de nossos usuários. A instituição, desde o processo de estimulação precoce, realiza esse investimento, auxiliada por todos os membros de sua equipe profissional que se fizerem necessários. Contudo, sabe-se que alguns indivíduos podem diminuir ou evitar angústia ao se identificarem com outras pessoas ou grupos, de forma a se proteger, sendo este um processo fundamental para que os familiares possam passar por esse período da melhor maneira possível, sentindo-se acolhidos e passando a observar novas possibilidades a partir de então.
É sobre este viés que a presente proposta se estrutura e fundamenta, articulando e preparando um grupo de pais e familiares de usuários da instituição para que também possam atuar na identificação de famílias de usuários que tem necessitado de acompanhamento, dar testemunhos, acolher, e orientar, aproximando ainda mais a comunidade em geral da APAE e de sua equipe de funcionários. Entende-se que essa é uma responsabilidade social da própria instituição e compromisso social de todos os cidadãos, estimulando o crescimento pessoal, o desenvolvimento familiar e comunitário, fornecendo condições para que possam superar suas situações-problemas.
Este projeto destina-se a pessoas interessadas em participarem das reuniões, estudos e debates propostos nos encontros, abordando temas diversos, como deficiência, desenvolvimento de pessoas deficientes, inserção no mundo do trabalho, convívio familiar, direitos destes usuários e seu processo de envelhecimento, por exemplo. A proposta de atendimento é voltada as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, seus familiares e cuidadores, além da comunidade em geral, seguindo o critério de residirem na área territorial pertencente ao município de Maringá e apresentarem dificuldades e conflitos que demandem orientações, encaminhamentos, fortalecimento pessoal, entre outras situações as quais o grupo de pais-apoio esteja apto a atender com comprometimento, responsabilidade e qualidade.
O principal objetivo deste projeto é capacitar/instrumentalizar os familiares participantes do grupo de Pais Apoio no intuito de propiciarem o fortalecimento das famílias dos usuários em geral, proporcionando a aproximação cotidiana entre essas pessoas, pois é nesse contexto que as dificuldade e vulnerabilidades podem ser vistas primeiro, garantindo possibilidades de superação dos conflitos previamente e até mesmo os prevenindo, além de:
Dando segmento ao caminhar já construído com o grupo Pais Apoio no ano de 2014 e conforme desejo deles próprios, as reuniões e estudos passarão a acontecer bimestralmente, intercaladas ao Encontro com Famílias, possibilitando que os participantes se encontrem mensalmente para levantamento de demandas, acompanhamentos e estabelecimento de ações, de modo a cumprir com a proposta a que se propõe. Está previsto que os encontros tenham duração de 2 horas, na Escola Reynaldo Rehder Ferreira, para facilitar o acesso e adesão dos participantes. Concomitantemente, deverá ocorrer os atendimentos e atuações do grupo frente as demais famílias, conforme as necessidades e prioridades estabelecidas entre eles, em dias e horários organizados conforme a disponibilidade e necessidade em cada situação/caso. O grupo de apoio será formado com especificidades, diante a escolarização e a atendimento do usuário na escola. Essa atuação prática contará com a supervisão do setor de serviço social e de psicologia.
As metas a serem alcançadas através deste Projeto são:
Coordenador do projeto: Gustavo Lacatus e Sueli Oliveira
Abril/2016