Com objetivo de promover o bem estar e o desenvolvimento de pessoas com deficiência e de estimular estudos e pesquisas relativas à causa, foi criada em 07 de dezembro de 1963 pelo Lions Club de Maringá, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maringá, conforme estatutos registrados sob número 56 em 14 de junho de 1964 no Registro de Pessoas Jurídicas do Cartório de Registro de Imóveis, Títulos, Documentos e Anexos da 1º Circunscrição da Comarca de Maringá – uma sociedade civil de caráter assistencial sem intuito lucrativo e com duração indeterminada.
Em 13 de agosto de 1964 foi fundada a Escola Modelo Companheiro Leonino Diogo Zuliani - nome este em homenagem a um companheiro do Lions e fundador da escola, quando começou a funcionar com quatro professores e treze alunos instalada na Rua Ermelino Leão, s/nº. Gradativamente, o número de alunos foi aumentando e a escola teve a necessidade de melhorar suas condições de instalação para maior qualidade de atendimento.
Em 1969 a escola recebeu a doação da Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná de uma área de 5.234 m², localizada na Avenida Laguna, nº 733, para a instalação da sede própria da escola, onde funcionou até dezembro de 2015. A partir de janeiro de 2016, em virtude de uma transação imobiliária, a escola sofre nova mudança de endereço, passando a funcionar em novas instalações, construída em outro terreno de propriedade da mantenedora, situada na Avenida Prefeito Sincler Sambatti, nº 8973. A escola permanece oferendo atendimento a alunos na faixa etária de 0 a 15 anos de idade, provenientes do município de Maringá e seus distritos.
A escola tem como principal desafio desenvolver uma pedagogia centrada no aluno, capaz de educar todos sem discriminação, respeitando suas diferenças. Esta escola pautou-sesempre nos critérios e normativas estabelecidos pela SEED/DEE. Em cumprimento às normatizações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, a escola atendeu o parecer 108/2010 que determinou a mudança na estrutura das Escolas de Educação Especial em todo Estado, visando a inserção das mesmas no Sistema de Ensino do Estado do Paraná. Em decorrência destas alterações, a partir de 2012, houve a alteração na denominação das escolas, as quais passaram a serem denominadas como Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, conforme Autorização de Funcionamento - autorizada pela resolução nº 5290/2011, onde a Escola foi credenciada para a oferta da Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e Educação de Jovens e Adultos – Fase I, Modalidade Educação Especial.
Dando continuidade a estruturação das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, a SEED/PR emite um documento norteador com nova proposta de estruturação denominado Parecer 07/2014 CEE/CEIF/CEMEP, que priorizou a flexibilização curricular, considerando a necessidade de adequação da temporalidade necessária para o processo de ensino aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual e múltiplas deficiências, e transtornos globais do desenvolvimento. Sendo assim, esta nova proposta traz a oferta da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º e 2º anos) e Educação de Jovens e Adultos Fase I.
A APAE de Maringá, por ser mantenedora de dois complexos escolares, optou pela descentralização de suas ofertas de ensino, priorizando na Escola Reynaldo Rehder Ferreira, o atendimento do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e a Educação de Jovens a Adultos Fase I, solicitando a revogação definitiva da oferta da Educação Infantil, uma vez que a mesma é ofertada na Escola Diogo Zuliani. Desta forma, a instituição de ensino passou a denominar-se Escola Reynaldo Rehder Ferreira – Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial, conforme Resolução 5553/16.
Etapas e Modalidades Ofertadas pela Instituição
Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Parecer CEE/CEIF/CEMEP nº 07/2014, e Parecer CEE/Bicameral nº 128/18, a Escola Reynaldo Rehder Ferreira presta atendimento à alunos na faixa etária a partir de 15 anos - na área da Deficiência Intelectual e Múltipla Deficiências, nos seguintes cursos:
Ensino Fundamental Ciclo Contínuo
2º Ciclo: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª etapas
Educação de Jovens e Adultos – Fase I, do 1º ao 5º ano, em etapa única