A oferta da Educação Profissional na Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, é integrada à matrícula do educando na Educação de Jovens e Adultos/EJA. A carga horária do Curso deverá ser de, no mínimo, duas horas diárias (ou 400 horas por ano) e de 200 dias letivos com, no mínimo, 75% de frequência do educando. A efetivação da matrícula do educando, nesta modalidade, deverá ser registrada no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), no respectivo código definido pelo Sistema.
A Deliberação n.º 05/13 – CEE/PR estabelece que a Educação Profissional, observadas as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, será desenvolvida por meio de Cursos e Programas de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional. Dessa forma, a Educação Profissional tem a finalidade de mediar, na esfera da educação e do trabalho, a preparação para o mundo do trabalho, desenvolver atitudes participativas, cooperativas e o senso crítico, permitindo ao educando conviver na sociedade da forma mais engajada possível, consciente de seus direitos e deveres sociais.
A Educação Profissional tem como objetivos específicos propor alternativas ocupacionais e de trabalho ao educando, em suas especificidades, valorizar o ambiente natural, a formação de atitudes e valores, o fortalecimento das responsabilidades familiares, de solidariedade e de tolerância recíproca.
A oferta da Educação Profissional na Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, divide-se em três unidades ocupacionais:
Considerando que a Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, situa-se como uma referência na comunidade e no atendimento de educandos com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento, deverá também fazer a interlocução entre as Instituições Qualificadoras, Instituições de Estágios, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, dentre outras, para o encaminhamento de educandos ao mercado de trabalho, assim como apoiar iniciativas e/ou promover a implantação de Programas de Qualificação.
Vale ressaltar, nessa Unidade, a importância da certificação formal para contemplar a formação inicial, providenciada por Instituições Qualificadoras, em parceria com a escola. Estes documentos comprovam a transição do educando do espaço escolar para as modalidades do mundo do trabalho.