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Educação

As atividades desenvolvidas são de caráter acadêmico, norteadas pelo Projeto Político Pedagógico da Escola. É através dele que se organizam as ações pedagógicas proporcionadas aos alunos na perspectiva do desenvolvimento dos mesmos, superando as dificuldades impostas pela presença da deficiência. O Projeto desta Escola propõe repensar a prática pedagógica visando oportunizar a pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla recursos que objetivem sua independência, dentro de suas possibilidades, desenvolvendo sentimentos de segurança e hábitos necessários à vida em grupo, promovendo a inclusão com responsabilidade.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA:

 

A organização pedagógica da Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, tem como objetivo possibilitar oportunidades efetivas de aprendizagem, considerando tempo, ritmo e o desenvolvimento dos educandos com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento.

 

Nesse sentido, a atual organização destaca como alicerce o percurso de formação do educando na Educação Básica e estabelece como propósito de sua primeira etapa, a Educação Infantil, por intermédio do trabalho de desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos e onze meses, nas dimensões física, psicológica, intelectual e social; Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com foco na alfabetização e na construção do conhecimento, com alunos de seis a quinze anos e onze meses. O educando, após completar 15 anos, é encaminhado para escola de Educação Especial que oferta o programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA/Fase I, integrada ao Ensino Fundamental.

 

Dentro dos conteúdos culturais temos como objetivo:

§ Estimular a comunicação de crianças e adolescentes por meio de diferentes linguagens;

§ Despertar o interesse pela leitura estimulando o imaginário das crianças e adolescentes;

§ Desenvolver o senso crítico e intelectual, por meio de conhecimento significativo;

§ Proporcionar inclusão social e melhoria na qualidade de vida;

§ Promover a integração social do educando;

§ Mostrar a importância do bom relacionamento humano;

§ Proporcionar através do entretenimento a valorização do trabalho em grupo;

§ Contribuir para a formação de personalidade;

§ Resgatar valores;

§ Despertar a sensibilidade e o respeito por si e pelo próximo;

§ Melhorar a autoestima do Educando desviando-o do caminho errados;

§ Desenvolver o espírito de liderança nos educandos;

§ Promover a cultura, através do resgate das tradições musicais, com apresentações a comunidade, participações em desfiles e outros;

 

OBJETIVO:

 

Proporcionar um trabalho educacional especializado, visando atender as especificidades educacionais dos alunos, para que estes tenham uma formação humana e possam exercer seus direitos como cidadão.

 

METODOLOGIA UTILIZADA:

 

A APAE de Maringá mantém duas escolas: Escola Diogo Zuliani que atende alunos com deficiência intelectual e múltipla de 0 a 15 anos e Escola Reynaldo Rehder Ferreira que atende alunos com deficiência intelectual e múltipla a partir dos 16 anos.


Escola Diogo Zuliani


A Escola Diogo Zuliani realiza ações educativas constituídas por projetos e programas direcionados aos nossos alunos, professores, funcionários e famílias, com o intuito de oportunizar momentos de reflexão, interação, vivências, discussões acerca de temas diferenciados.


A Proposta Curricular da Escola de Educação Básica Diogo Zuliani foi elaborada em conformidade com as Diretrizes Nacionais e de acordo com o Parecer CEE/CEIF/CEMEP Nº 07/2014 que teve como referência para sua organização as Diretrizes nacionais da Educação Infantil, “Caderno de Ensino Fundamental de nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais”, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretrizes Nacionais da Educação de Jovens e Adultos – Fase I, além da Proposta Pedagógica elaborada pela Federação Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – FEAPAEs/PR e Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná – FEBIEX, utilizando também como referência a Proposta Curricular do Município de Maringá.


Nessa perspectiva a Proposta Curricular é centrada no mundo da leitura, escrita e cálculo matemático, compreendidos como promotores das capacidades de interpretar, criticar e produzir conhecimentos, principalmente de seu cotidiano. Os conteúdos curriculares propostos por meio de atividades funcionais promovem o respeito ao ritmo escolar do educando, a apropriação dos conhecimentos e saberes escolares reais e concorrem para a autonomia desse público-alvo.


Diante da necessidade de desenvolvimento de atividades e manutenção de alguns conteúdos do currículo funcional, as escolas de educação especial desenvolvem um trabalho específico priorizando a autonomia e o desenvolvimento de competências de seus educandos. Dentro desta proposta fazem-se necessárias atividades específicas de cuidados pessoais, alimentação, apoio parcial e ou total para deslocamento. Estas atividades são acompanhadas pela equipe pedagógica e desenvolvidas com autorização das famílias. O desenvolvimento destas atividades ocorre de acordo com faixa etária e programa que os educandos frequentam.


Escola Reynaldo Rehder Ferreira

 

A Proposta Curricular da Escola de Educação Básica Reynaldo Rehder Ferreira foi elaborada em conformidade com as Diretrizes Nacionais e de acordo com o Parecer CEE/CEIF/CEMEP Nº 07/2014 que teve como referência para sua organização as Diretrizes nacionais da Educação Infantil, “Caderno de Ensino Fundamental de nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais”, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretrizes Nacionais da Educação de Jovens e Adultos – Fase I, além da Proposta Pedagógica elaborada pela Federação Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – FEDAPAEs e Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná – FEBIEX, utilizando também como referência a Proposta Curricular do Município de Maringá.

 

Nessa perspectiva a Proposta Curricular é centrada no mundo da leitura, escrita e cálculo matemático, compreendidos como promotores das capacidades de interpretar, criticar e produzir conhecimentos, principalmente de seu cotidiano. Os conteúdos curriculares propostos por meio de atividades funcionais promovem o respeito ao ritmo escolar do educando, a apropriação dos conhecimentos e saberes escolares reais e concorrem para a autonomia desse público-alvo.

 

DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE:

 

As Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial mantidas pela APAE de Maringá, organiza sua rotina escolar da seguinte forma: horário de entrada do corpo docente e corpo discente - 07h30min e 13h00min; e horário de saída corpo do docente e corpo discente - 11h50min e 17h20min, de segunda a sexta feira.

 

PÚBLICO-ALVO:

 

Alunos com deficiência intelectual e múltipla do seu nascimento até o processo de envelhecimento.

 

FORMA DE ACESSO:

 

·        Demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade;

·        Busca ativa;

·        Por encaminhamentos dos demais serviços socioassistenciais e da rede educacional;

·        Por encaminhamentos dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Obs. Após o descrito acima, são seguidos de Avalição realizada por Equipe Profissional.

 

NÚMERO DE ATENDIDOS:

 

Escola Diogo Zuliani: 154

Escola Reynaldo Rehder Ferreira: 382


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