As atividades desenvolvidas são de caráter acadêmico, norteadas pelo Projeto Político Pedagógico da Escola. É através dele que se organizam as ações pedagógicas proporcionadas aos alunos na perspectiva do desenvolvimento dos mesmos, superando as dificuldades impostas pela presença da deficiência. O Projeto desta Escola propõe repensar a prática pedagógica visando oportunizar a pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla recursos que objetivem sua independência, dentro de suas possibilidades, desenvolvendo sentimentos de segurança e hábitos necessários à vida em grupo, promovendo a inclusão com responsabilidade.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA:
A organização pedagógica da Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, tem como objetivo possibilitar oportunidades efetivas de aprendizagem, considerando tempo, ritmo e o desenvolvimento dos educandos com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento.
Nesse sentido, a atual organização destaca como alicerce o percurso de formação do educando na Educação Básica e estabelece como propósito de sua primeira etapa, a Educação Infantil, por intermédio do trabalho de desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos e onze meses, nas dimensões física, psicológica, intelectual e social; Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com foco na alfabetização e na construção do conhecimento, com alunos de seis a quinze anos e onze meses. O educando, após completar 15 anos, é encaminhado para escola de Educação Especial que oferta o programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA/Fase I, integrada ao Ensino Fundamental.
Dentro dos conteúdos culturais temos como objetivo:
§ Estimular a comunicação de crianças e adolescentes por meio de diferentes linguagens;
§ Despertar o interesse pela leitura estimulando o imaginário das crianças e adolescentes;
§ Desenvolver o senso crítico e intelectual, por meio de conhecimento significativo;
§ Proporcionar inclusão social e melhoria na qualidade de vida;
§ Promover a integração social do educando;
§ Mostrar a importância do bom relacionamento humano;
§ Proporcionar através do entretenimento a valorização do trabalho em grupo;
§ Contribuir para a formação de personalidade;
§ Resgatar valores;
§ Despertar a sensibilidade e o respeito por si e pelo próximo;
§ Melhorar a autoestima do Educando desviando-o do caminho errados;
§ Desenvolver o espírito de liderança nos educandos;
§ Promover a cultura, através do resgate das tradições musicais, com apresentações a comunidade, participações em desfiles e outros;
OBJETIVO:
Proporcionar um trabalho educacional especializado, visando atender as especificidades educacionais dos alunos, para que estes tenham uma formação humana e possam exercer seus direitos como cidadão.
METODOLOGIA UTILIZADA:
A APAE de Maringá mantém duas escolas: Escola Diogo Zuliani que atende alunos com deficiência intelectual e múltipla de 0 a 15 anos e Escola Reynaldo Rehder Ferreira que atende alunos com deficiência intelectual e múltipla a partir dos 16 anos.
Escola Diogo Zuliani
A Escola Diogo Zuliani realiza ações educativas constituídas por projetos e programas direcionados aos nossos alunos, professores, funcionários e famílias, com o intuito de oportunizar momentos de reflexão, interação, vivências, discussões acerca de temas diferenciados.
A Proposta Curricular da Escola de Educação Básica Diogo Zuliani foi elaborada em conformidade com as Diretrizes Nacionais e de acordo com o Parecer CEE/CEIF/CEMEP Nº 07/2014 que teve como referência para sua organização as Diretrizes nacionais da Educação Infantil, “Caderno de Ensino Fundamental de nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais”, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretrizes Nacionais da Educação de Jovens e Adultos – Fase I, além da Proposta Pedagógica elaborada pela Federação Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – FEAPAEs/PR e Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná – FEBIEX, utilizando também como referência a Proposta Curricular do Município de Maringá.
Nessa perspectiva a Proposta Curricular é centrada no mundo da leitura, escrita e cálculo matemático, compreendidos como promotores das capacidades de interpretar, criticar e produzir conhecimentos, principalmente de seu cotidiano. Os conteúdos curriculares propostos por meio de atividades funcionais promovem o respeito ao ritmo escolar do educando, a apropriação dos conhecimentos e saberes escolares reais e concorrem para a autonomia desse público-alvo.
Diante da necessidade de desenvolvimento de atividades e manutenção de alguns conteúdos do currículo funcional, as escolas de educação especial desenvolvem um trabalho específico priorizando a autonomia e o desenvolvimento de competências de seus educandos. Dentro desta proposta fazem-se necessárias atividades específicas de cuidados pessoais, alimentação, apoio parcial e ou total para deslocamento. Estas atividades são acompanhadas pela equipe pedagógica e desenvolvidas com autorização das famílias. O desenvolvimento destas atividades ocorre de acordo com faixa etária e programa que os educandos frequentam.
Escola Reynaldo Rehder Ferreira
A Proposta Curricular da Escola de Educação Básica Reynaldo Rehder Ferreira foi elaborada em conformidade com as Diretrizes Nacionais e de acordo com o Parecer CEE/CEIF/CEMEP Nº 07/2014 que teve como referência para sua organização as Diretrizes nacionais da Educação Infantil, “Caderno de Ensino Fundamental de nove anos – Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais”, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretrizes Nacionais da Educação de Jovens e Adultos – Fase I, além da Proposta Pedagógica elaborada pela Federação Estadual das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – FEDAPAEs e Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná – FEBIEX, utilizando também como referência a Proposta Curricular do Município de Maringá.
Nessa perspectiva a Proposta Curricular é centrada no mundo da leitura, escrita e cálculo matemático, compreendidos como promotores das capacidades de interpretar, criticar e produzir conhecimentos, principalmente de seu cotidiano. Os conteúdos curriculares propostos por meio de atividades funcionais promovem o respeito ao ritmo escolar do educando, a apropriação dos conhecimentos e saberes escolares reais e concorrem para a autonomia desse público-alvo.
DIA/HORÁRIO/PERIODICIDADE:
As Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial mantidas pela APAE de Maringá, organiza sua rotina escolar da seguinte forma: horário de entrada do corpo docente e corpo discente - 07h30min e 13h00min; e horário de saída corpo do docente e corpo discente - 11h50min e 17h20min, de segunda a sexta feira.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos com deficiência intelectual e múltipla do seu nascimento até o processo de envelhecimento.
FORMA DE ACESSO:
· Demanda espontânea de membros da família e/ou da comunidade;
· Busca ativa;
· Por encaminhamentos dos demais serviços socioassistenciais e da rede educacional;
· Por encaminhamentos dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Obs. Após o descrito acima, são seguidos de Avalição realizada por Equipe Profissional.
NÚMERO DE ATENDIDOS:
Escola Diogo Zuliani: 154
Escola Reynaldo Rehder Ferreira: 382