... por:Sarah Yuriko Mikuni e Carla Beatriz Bernardi Machado
Desenvolver integralmente o aluno, de forma que este adquira um nível máximo de autonomia pessoal, hábitos e atitudes essenciais para o trabalho e a compreensão do mundo do trabalho, oportunizando aos adolescentes a consciência crítica da realidade atual, bem como, o exercício da cidadania e a inclusão social.
O projeto, inicialmente, foi apreciado e aprovado pelos órgãos responsáveis conforme a legislação. Foi formada uma turma de 20 alunos que foram selecionados conforme as exigências do projeto, assim como, a autorização das famílias. Este projeto teve início em setembro de 2005, com duração de dois anos, tendo sua primeira turma com termino em setembro de 2007. E a segunda turma, também com 20 alunos terminará em agosto de 2009 e estamos iniciando a terceira turma com 30 alunos.
Ao fim da primeira turma, 12 aprendizes encontram-se habilitados para efetivação, desmistificando a deficiência mental. Todavia, oito alunos acabaram não concluindo o projeto, devido à desistência tanto dos alunos, famílias ou por avaliação da escola, por verificar que estes alunos ainda não se encontram maduros e preparados suficientemente para sua participação neste projeto.
Também foi possível verificar o aumento da auto-estima, independência, autonomia, valorização das famílias como membro participativo financeiramente e sendo reconhecido como cidadão, com direito a vida social e perspectivas de crescimento profissional. O empenho das famílias constitui-se como fator indispensável para o desenvolvimento desse projeto.
Além disso, Nas empresas em que havia nossos adolescentes, foi possível constatar uma melhoria na motivação dos colaboradores e por conseqüência, o desempenho dessas empresas foi impulsionado por um clima organizacional favorável. e por despertara preocupação pela necessidade de inclusão das pessoas com deficiência.
A qualificação para o trabalho essencializa um projeto de vida, e no caso da pessoa com deficiência, significa incorporar, adicionalmente, rotas de construção segura de identidades sociais e coletivas. Inclusão social e participação produtiva na sociedade tornam-se metas a serem ressaltadas, contando com o comprometimento, por parte da sociedade, com as reais necessidades destes cidadãos.
Referências Bibliográficas
AMERICAN ASSOCIATION ON MENTAL RETARDATION. Mental Retardations definition, classification, and systems of supports. Washington DC, USA: AAMR, 2002.
BRASIL. Plano nacional de qualificação do trabalhador. A experiência para pessoas portadoras de deficiência. Brasília: Mtb, SEFOR, 1998.
______ Diretrizes nacionais para a educação básica. Brasília: MEC/Seesp, 2001.
______Lei nº 10.097 de 19 de dezembro de 2000. Altera os dispositivos das Leis do Trabalho – CLT.
______Decreto nº 5.598, de 01 de dezembro de 2005. Regulamenta a contratação de aprendizes e dá outras providências.