Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Projeto Eu Coopero com a Inclusão

Diante da necessidade de cumprimento de lei de cotas em 2015, o Sicredi, firmou parceria com a APAE de Maringá. A consolidação do projeto Eu coopero com a Inclusão entre a Cooperativa Sicredi e APAE de Maringá veio para consolidar a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, visando a valorização e oportunidade do trabalho em um ambiente protegido. Oportunizando o trabalho e geração de renda para as pessoas com baixo nível de escolaridade e com maior dificuldade de adaptação no mercado de trabalho formal. O seu público alvo pessoas com deficiência intelectual e múltipla que demonstre interesse, habilidade e aptidão para atividades laborais, porém necessitam de mediação continua.

O objetivo primordial é o de oportunizar o ingresso de pessoas com deficiência Intelectual e múltipla com maior dificuldade de adaptação no mercado de trabalho formal, promovendo conhecimento, direitos e deveres, bem como formas de geração de renda e auto sustentação; conhecendo e exercendo os seus direitos e deveres, preparando para o mundo do trabalho, propiciando um ambiente inclusivo, com experiências que levem a adquirirem atitudes e hábitos de trabalho em equipe, desenvolvendo a responsabilidade e a importância do trabalho na vida pessoal, com a proposta de apoios e suportes necessários no processo, desenvolvendo noções de saúde, lazer e segurança, oferecendo possibilidades de valorização pessoal com adequação nos aspectos relacionais e emocionais.

O projeto Eu Coopero com a Inclusão conta com 22 colaboradores, e tem como meta desenvolver hábitos, atitudes e competências em situações reais de trabalho, habilidades adaptativas, visando ao desempenho funcional, hábitos de cortesia nos aspectos relacionais com aquisição e respeito aos regulamentos da empresa (ponto, justificativas de falta e atraso, atestado, horários de descanso), conhecimento do organograma com ênfase no significado e importância do trabalho, estímulo à inciativa, interesse pelo trabalho, organização, colaboração, trabalho em equipe, postura profissional, pontualidade, assiduidade, incentivo à responsabilidade ante as atividades de vida diária, prática e funcional, com aquisição de hábitos que repercutem na sua vida cotidiana, e a ampliação da parceria.

O projeto funciona nas dependências da APAE de Maringá, com sala própria e adaptada para as atividades propostas, com duas turmas uma no período matutino que inicia suas atividades laborais às 8 horas finalizando às 12 horas e a outra turma inicia no período vespertino as 13 horas finalizando as 17 horas, perfazendo 20 horas semanais cada turma de segunda a sexta feira. Com intervalo de 15 minutos de lanche e higienização. As atividades laborais são organizadas pelo instrutor que orienta e acompanha a organização da mesa de trabalho em linha de montagem de acordo com as atividades laborais enviadas pela empresa Sicredi, são finalizadas, contadas e embaladas para posteriormente ser enviada para o seu local de distribuição. Por uma questão de logística, habilidade e aptidão dos colaboradores estes são designados as tarefas diárias com bom desempenho. São trabalhadas também habilidades básicas, especificas e de gestão. Habilidades básicas: higiene pessoal, aparência pessoal, boas maneiras, informações pessoais, interesse, iniciativa, criatividade e relações interpessoais; habilidades específicas conhecimento e competências necessárias ao desenvolvimento das atividades laborais; atividades de produção, controle de qualidade, entre outras, habilidade de gestão o gerenciamento da sua vida pessoal e profissional.

Além do instrutor indicado pela instituição e contratado pela empresa Sicredi o projeto conta com o acompanhamento sistemático da equipe técnica da entidade como serviço de apoio. Esta equipe realiza as entrevistas iniciais, observação do desempenho, identificação do perfil, ergometria e logísticas na produção, bem como as questões comportamentais e emocionais. Orientação às famílias e/ou responsáveis com foco na qualidade de vida e sucesso profissional. É importante ressaltar que esta proposta de trabalho inclui a pessoa com deficiência no mundo do trabalho e o transforma em um cidadão produtivo e responsável por parte das despesas familiares, reforça a auto estima, valorizando a cidadania e no potencial laboral. Sem a supervisão e acompanhamento sistemático do instrutor os grupos de trabalham não funcionam, a diferença é que os colaboradores necessitam ser instruídos, orientados e direcionados continuamente, por isso constituem um trabalho protegido, conta também com estagiário de 6 horas, pensando na organização da chegada, intervalo e apoio. São incluídos nas atividades sociais, recreativas, culturais e de formação da empresa como um todo. Fazem uso do uniforme, crachá da empresa e controle de entrada e saída através do relógio ponto da empresa.

Endereço:
Avenida Prefeito Sincler Sambatti, 8973 • Maringá • PR
E-mail:
julio@apaemaringa.org.br
Telefone:
(44) 32552055