Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

RUMO AO TRABALHO – AO FUTURO PROFISSIONAL

Em Maringá, A APAE promove formação profissional para jovens acima de 18 anos. Uma iniciativa que começou em 2000 e desde 2013 em um novo molde e em parceria com o Instituto AOCP vem desenvolvendo uma série de ações que visam à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla com interesse, aptidão e habilidade para o mundo do trabalho.

O trabalho, que começou de forma inibida e pequena, ganhou nova força em 2015, quando iniciamos com o atendimento individualizado com um público de 80 pessoas com deficiência intelectual semanalmente no setor de psicologia e pedagogia com o objetivo claro e pontual, a formação, preparação pessoal, acadêmica, emocional e social deste público em especial a fim de ingressá-los no mercado de trabalho. Bem como atendendo as especificidades de cada um, proporcionando condições de desenvolverem o exercício da cidadania. Em 2016 ganhou um novo formato proporcionar atendimento psicopedagógico em grupos/turmas de até 12 pessoas com deficiência intelectual e múltipla com prognóstico de inserção e permanência no mundo do trabalho, com o grupo formado segue a Elaboração do Plano de trabalho para cada aluno atendido, realiza-se o acompanhamento diário de desempenho, reforçando as necessidades. O monitoramento e avaliação das ações são realizadas de forma sistemática diariamente e por meio de relatorios semestrais. Acompanhando as informações sobre a permanência e desistência dos alunos, garantindo a execução das atividades prevista do Projeto, promove orientação familiar, focando na importância da documentação pessoal.

Em paralelo os profissionais envolvidos realizam análise de ambientes de trabalho, bem como avaliam o impacto da inclusão das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, com o intuito de Incentivar a adaptação ao mercado de trabalho e sensibilizar os profissionais da importância da inclusão das pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Encaminhar para o mundo do trabalho, orientar e acompanhar o aluno para permanência no mercado de trabalho.

Com o objetivo de promover oportunidades para obterem um trabalho produtivo, em condições de autonomia, independência e segurança, com respeito aos direitos no trabalho e combate a todas as formas de discriminação.

O trabalho não teria êxito sem a parceria com a AOCP e as famílias, professores e equipe multiprofissional na perspectiva de favorecer a extensão e continuidade do trabalho desenvolvido, visando o melhor aproveitamento biopsicossocial do aluno.

PROJETO PRÉ APRENDIZ - RUMO AO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

Este é um Projeto de pré aprendizagem que prevê a execução de atividades teóricas, que estarão sob responsabilidade desta instituição formadora APAE Maringá em parceria com o Instituto AOCP, com a finalidade de atender adolescentes/jovens com deficiência intelectual a partir de 13 anos.  Com o Pré aprendiz, pretendemos contribuir para a formação de adolescentes/jovens que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. A profissionalização do adolescente/jovem é uma etapa do seu processo educativo (ECA, art. 62) e, portanto, a razão de ser do trabalho é a formação, não a produção.  Este é um passo para integrar o adolescente/jovem com interesse e aptidão no mercado de trabalho, com objetivo de oferecer atendimento psicopedagógico em pequenos grupos de 12 para pessoas com deficiência intelectual e múltipla com possibilidades de inserção e permanência no mercado de trabalho, no intuito de prepara-los para a participação do Programa de Aprendizagem no Projeto Jovem Aprendiz da APAE de Maringá, de acordo com a Lei 10.0978/00.

PROJETO JOVEM APRENDIZ - APRENDIZ ESPECIAL

A APAE Maringá nos últimos 10 anos realizou 06 turmas, sendo que a 7ª turma teve início em setembro de 2015 e termino previsto para setembro de 2017, e a 8º turma início em outubro de 2016 e tem como previsão de término e março de 2018, turmas estas de Serviço Operacional em Supermercado. Para aplicação da parte teórica a parceria com instituto AOCP vem de encontro com a pedagoga e psicóloga que atendem e acompanham a parte teórica do projeto. Um sucesso garantido.


... por Carla Beatriz Bernardi Machado

Endereço:
Avenida Prefeito Sincler Sambatti, 8973 • Maringá • PR
E-mail:
julio@apaemaringa.org.br
Telefone:
(44) 32552055