Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Projeto Encontro com Famílias

Iniciado as suas atividades no ano de 2007, o projeto “Encontro com Famílias” vem, desde então, propor palestras e encontros com temas que vão de encontro às necessidades de nossos usuários e de seus familiares. Na época, estruturou-se a partir da construção de um perfil da realidade dos usuários com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias e, anualmente, tem se reafirmado sob a proposta de buscar auxiliar seu público participante a superar as diferenças sociais, a superar determinadas condições de vulnerabilidade social e conduzi-los a uma condição de emancipação de determinadas mazelas sociais.

Os temas trabalhados a cada encontro visam atender as demandas que se explicitam como mais emergentes no momento, já tendo incentivado por diversos momentos a interação entre as famílias, o apoio mútuo, orientação quanto a modos de cuidados, a quebra do isolamento social, entre outros. Sendo assim, para os próximos encontros tem-se elencado como questão prioritária a discussão de temas que assegurem à pessoa com deficiência e seus cuidadores seus direitos, instruindo-os sobre diversas leis, possibilidades e critérios para concessão de descontos em impostos, critérios de concessão do benefício de prestação continuada (BPC), retirada de documentos obrigatórios, entre outros. O intuito é romper com uma realidade histórica de pouco acesso a medidas assistenciais que possibilitassem à pessoa deficiente equidade de condições para o seu desenvolvimento social, pessoal, profissional, político e em todos os outros contextos os quais queira se inserir.

Este projeto é destinado a pessoas com deficiência, seus familiares (ou responsáveis) e a comunidade em geral, não se restringido somente a usuários da APAE, mas de diversas outras instituições especializadas no atendimento a pessoas com necessidades especiais do município de Maringá. Contudo, as instituições especializadas no atendimento a pessoas com deficiência, especialmente a APAE de Maringá, ficam responsáveis por realizarem constantes buscas ativas para identificar os usuários (incluindo também seus familiares) que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social, demandando, prioritariamente, do serviço/trabalho executado pelo projeto.

O Projeto Encontro com famílias tem como objetivo promover acolhimento, fortalecimento dos vínculos do grupo familiar e propiciar melhoria na qualidade de vida e nas condições sociais e econômicas dos usuários e seus responsáveis (quando necessário), além de:

  • Instruir e encaminhar os usuários e seus responsáveis a programas e projeto sociais da rede socioassistencial e também a demais políticas públicas setoriais;
  • Promover a troca de experiências e reflexão acerca das temáticas propostas;
  • Estreitar laços de amizade, companheirismo, solidariedade, troca de experiências e apoio entre os familiares de usuários da instituição.

O Encontro com Famílias busca também:

  • Disponibilizar materiais que auxiliem no andamento do encontro e também orientem/instrumentalizem as famílias na busca por seus direitos;
  • Proporcionar um espaço para superação das “mazelas” que os circundam, através de orientação, reflexão, troca de experiências com os pares, etc.;
  • Incentivar as famílias a participarem, através de temas que vão de encontro aos seus interesses e também ampliando os meios de divulgação;
  • Manter a aplicação do instrumento de avaliação do encontro, a ser preenchido por cada um deles ao final, visando a constante atualização do projeto.

Os encontros serão organizados em formato de palestras ou oficinas, como temáticas variadas. Em cada um deles será prezado pelo estabelecimento do momento de acolhida, divulgação dos trabalhos mais recentes desenvolvidos na instituição, desenvolvimento da proposta central/principal e encerramento, com agradecimentos e preenchimento do instrumento de avaliação. Quanto ao cronograma estão previstos encontros bimestrais, no período noturno, com carga horária entre 3 e 4 horas. A divulgação se dará por meio de convites impressos, contendo informações gerais sobre o encontro, e também em veículos digitais, como redes sociais e site.

Coordenadores do projeto: Sueli Rodrigues

Abril/2016

Endereço:
Avenida Prefeito Sincler Sambatti, 8973 • Maringá • PR
E-mail:
julio@apaemaringa.org.br
Telefone:
(44) 32552055